Mantenha o carro em bom estado com essas 7 dicas


Se você utiliza o carro para ir trabalhar, passear ou viajar, precisa tomar alguns cuidados com ele. Por isso é importante checar alguns itens do automóvel, principalmente em casos de viagens longas.

Veja abaixo os principais quesitos que o motorista precisa conferir para manter o carro em um bom estado:

1. Primeiramente, verifique os pneus. Nessa época do ano – quando a incidência de chuvas tende a ser maior em algumas regiões e em outras o tempo fica muito seco – a estrutura do componente pode ser alterada.  

A troca dos pneus é recomendada quando a altura da banda de rodagem (parte da borracha do pneu que está em contato com o solo) chega a 1,6mm. Porém com 2mm a aderência do pneu já fica comprometida e aumenta o risco de aquaplanagem.

Não esqueça que o estepe também deve estar sempre calibrado, pois tanto na estrada como na cidade, corremos o risco do pneu furar. Por isso a necessidade de estarmos sempre prevenidos.

2. Outro ponto indispensável, também relacionado aos pneus, é o alinhamento e o balanceamento. Se você rodou mais na cidade, por exemplo, pode não ter notado problemas.  Mas na estrada é diferente: andamos em alta velocidade e o carro desalinhado pode “vibrar”, tendendo a escapar da trajetória.

Como consequência, os pneus ficam ‘cantando’, e o motorista terá dificuldade para voltar o volante em curvas, sem contar o desgaste irregular das rodas.

3. Já com os freios é exigido uma atenção especial. Quando for ao mecânico, peça para verificar os discos, pastilhas, tambores e fluido. Caso haja algum vazamento, pode ser sinal de defeito no sistema. Por isso, devemos conferir tudo antes de ter um problema mais grave.

4. Aproveite a visita e peça para verificar todos os fluidos do carro, como o da direção hidráulica, do arrefecimento e lavadores do para-brisa, além do óleo do motor e do câmbio.

5. Mesmo tomando estes cuidados, quem tem um veículo está sujeito a diversas situações de risco, tanto fora de casa quanto dentro. Dessa forma, ter o carro assegurado é essencial para ter segurança.

E ter o carro seguro é simples, a um clique você faz cotação de seguro auto, tira suas dúvidas e até consegue suporte!

6. Se na sua cidade faz muito calor é necessário ter cuidado com a bateria, pois o calor aumenta a degradação dessa peça. Peça ao mecânico para fazer manutenção constantemente.

Não deixe de conferir também o estado das lâmpadas/faróis que, mesmo com baixo custo e fáceis de trocar, são extremamente significativas para a segurança, principalmente no uso à noite.

7. Fique atento aos equipamentos que são obrigatórios, como as condições do ‘macaco’, chave de roda e triângulo, pois se for pego sem essas peças, você pode ser multado com 7 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação – e receber multa no valor de R$ 191,54. Verifique se os documentos estão no carro e a validade da habilitação.

Então, se você é curioso e apaixonado pelo seu carro, aproveite as dicas, execute as manutenções e bom passeio!

 

FONTE: https://www.bidu.com.br/blog/dicas-manter-carro-bom-estado/