Ar condicionado do carro! Manutenção para economizar e durar mais!


Se o seu carro é equipado com ar condicionado, a última coisa que você quer é que ele pare de funcionar em um dia quente. A manutenção do ar condicionado é facilmente esquecida, pois não tende a afetar aspectos técnicos do veículo. No entanto, negligenciar essa manutenção pode levar a problemas ainda mais caros no futuro.

O que acontece se eu não usar o ar condicionado com frequência?

Quando utilizado com pouca frequência, a umidade pode começar a acumular-se nas tubulações e aberturas gerando fungos, bactérias e mofo. Isso pode deixar um cheiro desagradável no veículo, te dar uma dor de garganta ou dor de cabeça. Você pode prevenir e curar isso sozinho usando um filtro de ar condicionado ou trocando o existente. Outra forma de manutenção terá de ser feita por um profissional, por exemplo, mudando os filtros de ar que se bloqueados com pó e pólen.

Recarga do gás do ar condicionado

O gás refrigerante que o sistema funciona em precisará de recarga a cada dois ou três anos, uma vez que escapa gradualmente ao longo do tempo e vai deixá-lo com um ar-condicionado que não sopra frio. A falta de utilização aumenta a velocidade à qual o gás escapa, já que as juntas de borracha no sistema secam e deixam de formar uma boa vedação.

Produtos para manutenção do ar condicionado

Produtos para limpeza do ar condicionado são uma forma barata e eficaz para limpar o sistema. Você pode comprá-los como uma lata de aerossol que é pulverizada diretamente nas saídas de ar, ou o tipo que é deixado dentro do carro com o ar condicionado funcionando. Há também produtos que funcionam sendo colocados dentro do sistema de ar condicionado.

Vazamento no ar condicionado

Se você está dirigindo o carro com o ar-condicionado funcionando, você pode encontrar pequenas poças no chão debaixo do carro depois de ter estacionado. Este será usualmente um tubo de drenagem, onde é montado o sistema que permite a condensação escapar. No entanto, se você notar essa água regularmente, verifique o nível do líquido de arrefecimento para se certificar de que você não tem um vazamento no sistema. A verificação é também necessária se você julgar que o sistema não está resfriando apropriadamente.

Embaçamento dos vidros do carro

Se o pára-brisas embaça ou os tapetes parecem úmidos, pode significar que o tubo de recolha de condensados está bloqueado. Se você tem esse problema é uma coisa fácil de ter corrigido. E vale a pena fazer uma limpeza contra bactérias, mofo e fungos após esse reparo.

Barulhos estranhos quando ligo o ar condicionado

Barulhos estranhos que começam quando você liga o ar condicionado devem ter atenção imediata. A bomba do sistema chamado de “compressor” pode ser a causa e muitas vezes é um sinal de que está quase quebrando. Pode não ser barato corrigir, mas vai ser significativamente mais barato do que deixar o sistema entrar em colapso.

Problemas, manutenção, prevenção e soluções para o ar condicionado

As falhas óbvias que estão associadas com um sistemas de ar condicionado são:

  • Problema na tensão da correia de transmissão;
  • Fluxo de ar bloqueado através do condensador e do radiador;
  • Sinais visíveis de manchas de óleo refrigerante nos compressores, mangueiras, tubos ou acessórios;
  • Montagem de suportes de compressores frouxos ou defeituosos;
  • Tampas em falta.

Qualquer coisa além desta inspeção visual requer um completo serviço de manutenção do ar condicionado. Apenas um técnico totalmente qualificado pode realizar este serviço. O que você pode fazer como manutenção preventiva do ar condicionado é:

Usar o ar uma vez por semana durante 10 minutos para manter a pressão do gás. Isto impede o endurecimento das mangueiras e que vedações do compressor falhem. Ligue o ar condicionado para a temperatura mais baixa e mais alta velocidade do ventilador. Execute o modo “descongelar” aos 9:55 minutos para limpar a umidade acumulada. Isto impede a formação de mofo e o odor de pano molhado sujo no sistema.

Seu sistema de ar condicionado não só arrefece o seu veículo, mas também remove a umidade da cabine. Por isso, é boa prática usar o seu aparelho de ar condicionado no inverno para manter o seu pára-brisas livre de embaçamentos que prejudicam a visibilidade.

Janelas fechadas. Ao fechar todas as janelas do carro, mesmo nos dias mais quentes, a aerodinâmica do carro permanece máxima, mantendo o consumo de combustível baixo e o ruído exterior o ruído ao mínimo, aumentando a segurança para o motorista e passageiros.

Vazamento e desgaste natural do gás. Mais de 10% do gás do ar-condicionado vai “sumir” do sistema, o que significa que ele pode não funcionar tão bem como deveria. É por isso que os fabricantes de automóveis recomendam que seu sistema seja recarregado com gás e lubrificante a cada 2 anos.

Manutenção preventiva. É uma boa prática fazer uma manutenção do sistema a cada dois anos ou antes de uma temporada quente. Isso irá garantir que você não seja pego de surpresa por uma onda de calor súbito no início da temporada e vai permitir-lhe manter-se à frente de todas as falhas do sistema ou falhas potenciais do compressor.

  • Os itens que precisam ser verificados para interpretar funções operacionais e diagnóstico de um ar condicionado incluem:
  • Verificações de pressão estática e operacional;
  • Medição de temperatura;
  • Inspecionar visualmente o compressor de ar condicionado e a correia de transmissão (correia de acessórios) para rachaduras ou danos;
  • Verificar o funcionamento do compressor de ar condicionado e outros componentes de ar condicionado, como o condensador, canos e mangueiras;
  • Inspecionar visualmente os componentes acessíveis para vazamentos ou danos com um detector de vazamento eletrônico;
  • Aspirador para testar o sistema;
  • Limpeza das aletas do condensador;
  • Verificar se há mau cheiro no veículo.
  • Preencher o refrigerante e lubrificante do sistema.

Por que o meu ar condicionado do carro tem fluxo de ar fraco?

Principais causas de fluxo de ar fraco:

Bolor ou mofo. Podem ter acumulado no núcleo do evaporador de umidade residual que ocorre durante o processo de arrefecimento. Quando isso acontece, o ar vai ter problemas para alcançar as entradas de ar.

Uma mangueira se soltou. Isto normalmente acontece com o tubo de ventilador que fornece o ar para a unidade de ventoinha.

Ventoinha de ventilação queimada. Se o ventilador não está soprando, o ar não estará fluindo muito bem.

Retentores e vedação. Selos e retentores com problemas podem afetar o fluxo de ar.

Meu ar condicionado do carro não resfria mais

Possíveis causas:

  • Um vazamento do gás causado por uma falha de o-ring, vedação, mangueira ou componente;
  • Mangueira entupida;
  • Falha do compressor ou da embreagem do compressor;
  • Falha do motor do ventilador ou ventoinha do motor;
  • Condensador/evaporador danificado;
  • Vazamentos;
  • Interruptor, fusível, módulo ou outro componente eletrônico falho.

Mau cheiro no carro

Possíveis causas:

  • Filtro de cabine de ar sujo e velho;
  • Evaporador mofado. Um problema para muitos veículos quando a água fica no evaporador porque o dreno está bloqueado.

Considerações Finais

A manutenção constante e preventiva vai ajudar que seu ar condicionado sempre funcione bem e ajude a controlar o consumo do veículo, já que o sistema não precisa se sobrecarregar para continuar funcionando. Faça você mesmo as verificações, mantenha o sistema limpo e sempre funcionando para evitar rombos no bolso por conta de reparos mais caros.

fonte: https://www.carrodegaragem.com/ar-condicionado-carro-manutencao-economizar-durar-mais/