10 mitos e verdades sobre seu carro.


Quando o tema é carro, não vão faltam especialistas: pais, avós e amigos, porém muitos mitos estão envolvidos, informações antigas sobre o funcionamento do carro, manutenção, que acabaram se tornando “verdades” mesmo que ninguém tenha verificado a veracidade e se isso ainda se aplica. Heranças do passado ou frutos de má informação, alguns conceitos ainda são feitos sem necessidade pelos condutores. Diversos motoristas são levados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa ao dirigir ou na manutenção de seus carros, sem que haja razão efetiva para agirem assim. Para solucionar isso, listamos 10 mitos e verdades sobre seu carro.

1)     Vidros escuros ajudam a reduzir o calor?

Verdade: as películas não só reduzem o impacto da luz como também diminuem a radiação solar e a temperatura interna do painel em até 20%.

2)     Se o motor não pegar, é só empurrar o carro

Mito: Se o motor do carro não liga, é porque existe algum problema. Verifique, de início, coisas básicas como combustível e corta-corrente. E se nenhuma luz do painel acender quando virar a chave, possivelmente há problemas com a bateria.

3)     Quanto mais pesado o carro, maior o gasto

Verdade: há uma estimativa que mostra que a cada 50 quilos há um aumento de 1% no consumo. Por isso, evite andar com o porta-malas cheio.

4)     Deixar o carro aquecer antes de sair

Mito: foi-se o tempo em que você precisava deixar o carro ligado uns 5 minutos antes de poder sair com o mesmo. Os modelos novos já possuem um gerenciamento eletrônico que possibilita o mesmo desempenho frio ou quente.

5)     Deixar o ar condicionado ligado gasta o gás

Mito: ligar o ar condicionado do carro não gasta o gás do sistema. Aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito.  O gás do ar também não vicia nem fica velho.

6)     Dirigir com o pé na embreagem prejudica o carro?

Verdade: dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro. Esta prática encurta a vida útil das peças de embreagem. Pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

7)     Carro a álcool consome mais que o a gasolina

Verdade: primeiro porque a gasolina produz mais energia na queima e, para compensar essa diferença, o carro a álcool injeta mais combustível no motor. Em contrapartida, o motor movido a álcool é mais potente que a mesma versão a gasolina.

8)     Motor flex vicia num combustível?

Mito: o próprio sistema do carro flex identifica o combustível que você está colocando e faz os devidos ajustes parâmetros como quantidade de combustível injetado, ângulo de ignição, rotação de marcha lenta, entre outros.

9)     Descer em ponto morto economiza gasolina?

Mito: Além de perigoso, descer o carro na “banguela” não economiza combustível. Os carros atuais possuem injeção eletrônica, ou seja, durante uma descida, o carro detecta que não é preciso injetar combustível e interrompe o fluxo vindo do tanque.

10)    Atravessar lombadas com as rodas na diagonal é melhor?

Mito: As suspensões dos carros modernos estão preparadas para as lombadas (quebra-molas) portanto o melhor é atravessá-los com o carro reto em baixa velocidade, para ter menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores.

fonte: http://www.ituran.com.br/blog/10-mitos-e-verdades-sobre-o-seu-carro